Início

O projeto semente Fidnemed an Síd está ligado ao grupo Caer Siddi e é voltado àqueles que já possuem uma noção básica da Cultura Céltica, Druidismo e Reconstrucionismo Celta. Nosso propósito é vivenciar a espiritualidade celta como crença viva, que inspira e conecta o homem aos Deuses, à natureza e à ancestralidade. Praticando o Druidismo através de meditações, estudos dos mitos celtas e da magia natural. Fidnemed an Síd, em gaélico, significa “Bosque Sagrado do Outro Mundo”. Uma inspiração que veio do livro Os Celtas de T. G. E. Powell (pág. 144), ressaltando que Fidnemed deriva de Nemeton.

Por enquanto, o treinamento é fechado e os grupos que compõem este projeto são: bosque

1. Grupo Fidnemed an Síd – Fios: faz parte do processo meditativo das luas do ano, inspirado no Calendário de Coligny para despertar a Awen/Imbas, com o objetivo de desenvolver orações, poemas e bênçãos que serão usados durante os ritos, além de pesquisar os mitos para aprimorar a contação de histórias e a divulgação da cultura celta. Este é o Caminho do Bardo, Fili e Seanchaí (contador de histórias). Fios significa “conhecimento”, em irlandês.

2. Grupo Fidnemed an Síd – Coire: é o responsável na busca da vidência/intuição por meio das práticas meditativas e da magia natural, ao vivenciar e se aprofundar no estudo proposto das Nove Ervas e das Nove Pedras que irão compor a mítica druídica do grupo voltada à cura e que será baseada no poema conhecido como O Caldeirão da Poesia. Este é o Caminho do Vate, Seer (Vidente/Xamã) e Gutruati. Coire significa “caldeirão”, em irlandês.

3. Grupo Fidnemed an Síd – Ogham: busca o aprofundamento constante através da meditação e do estudo da escrita sagrada e oracular, Feda e Forfedas, bem como os mitos que envolvem o diagrama da Janela de Fionn e toda a sabedoria oculta que há nos ensinamentos do Druidismo. Este é o Caminho do Druida, do Sacerdócio e das Nove Virtudes: Verdade, Honra, Justiça, Lealdade, Força, Coragem, Generosidade, Hospitalidade e Perseverança.

Que assim seja… Bíodh sé! /|\

Rowena Arnehoy Seneween ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo

"As três velas que iluminam a escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento."