Iniciando a Jornada

Enviado em 16/12/2014 (8635 leituras)

Muitas são as dúvidas que surgem quando decidimos seguir uma nova jornada espiritual. A dúvida é o princípio do caminho e o Druidismo emerge das sombras à luz da inspiração. Por onde começar? Caminhar de forma solitária ou afiliar-se a um grupo ou ordem druídica?

Penso que todas as formas são válidas. Podemos seguir os passos daqueles que andaram sobre as mesmas trilhas antes de nós e irmos muito além. Experiências enriquecedoras que iremos adquirir ao nos unirmos a um grupo, tendo consciência que a jornada é única e incomparável.

O chamado e o despertar de qualquer busca espiritual começa na necessidade de repostas, sejam elas quais forem, motivados pelo amor ou pela dor – um clichê bem comum, mas que se encaixa perfeitamente neste contexto. A única ressalva é que, normalmente, nos sentimos sensibilizados e acabamos por aceitar muitas inverdades encobertas pelas lentes cor-de-rosa do romantismo.

A beleza do caminho está na poesia da alma. Somos criaturas amorosas por natureza e até inocentes em muitos aspectos, tornando-nos pressas fáceis do misticismo enganador. Sendo que a sabedoria de discernir virá apenas com o tempo. Um tempo que não pode ser medido de forma linear. Por isso, volto a frisar que o conhecimento é libertador, pois ele nos dará a opção da escolha.

"O Druidismo é uma religião natural da terra." - Philip Carr-Gomm.

Sabemos que toda religião natural de um povo é inerente ao termo conhecido hoje como paganismo. Por exemplo, no Japão temos como religião natural o Xintoísmo, que é o paganismo japonês e na Índia, o Hinduísmo ou o paganismo indiano. Porém, aqueles que seguem o paganismo celta, como o Druidismo e o Reconstrucionismo Céltico, reconhecem esse chamado natural da terra através das suas práticas diárias junto aos Deuses, Ancestrais e Espíritos da Natureza, além do estudo da história, arqueologia, antropologia, dos mitos e das lendas celtas.

As lendas e os mitos tornam os nossos dias mais reais e cheios de magia, mas somente a dedicação e a prática ampliam nossa visão sobre essa fascinante cultura, facilitando assim, a nossa jornada espiritual ao se diferenciar o fato da ficção. Para isso, há indicações confiáveis neste site (leia no rodapé), bem como os diferentes grupos existentes no caminho druídico, além de várias tradições.

"Os mitos podem nos levar a descobrir mais sobre a nossa herança espiritual, e talvez a perceber alguns dos defeitos no desenvolvimento espiritual do mundo moderno. O estudo da mitologia não precisa mais ser visto como uma fuga da realidade para as fantasias por parte dos povos primitivos, e sim como uma busca pela compreensão mais profunda da mente humana. Ao nos aventurarmos em explorar as distantes colinas habitadas pelos Deuses, estaremos talvez, descobrindo o caminho de casa." Uma descrição perfeita da historiadora Hilda Roderick Ellis Davidson.

A espiritualidade céltica: entre as folhas do tempo

Calma, vá devagar e não tenha pressa. O caminho druídico é longo. Para ser um druida ou druidista – termo moderno que se refere ao praticante que não almeja o sacerdócio, mas requer anos de aprimoramento.

"Druida é uma pessoa sábia que estuda os contos antigos da cultura celta e aprende com sua filosofia; domina certas técnicas de memorização, observação e consciência; uma pessoa com habilidade no uso de som, visão, olfato, tato e paladar; um estudante das leis da natureza e ciência; um líder de ritual, professor e um guardião dos valores celtas; poeta, cientista, advogado, sacerdote, filósofo e um forte defensor da verdade, da honra e da espiritualidade." Searles O'Dubhain.

Então, aprenda a silenciar sua mente e medite próximo à natureza. Apure os sentidos e perceba todos os ritmos da terra. Observe às mudanças das estações e sinta como tudo ao seu redor tem uma linguagem própria. Os pássaros, os ventos, as árvores, a vegetação local, os ciclos lunares, o ritmo das marés e dos animais, mesmo os domésticos. A partir de agora você é o observador do caminho que está construindo ou reconstruindo.

"O bosque sagrado são realidades do mundo manifesto e não-manifesto." - Ian Corrigan.

Crie o hábito de anotar todas as suas percepções e sensações. Faça um diário de atividades, isso ajuda bastante no início. Anote também suas dúvidas, pesquise, vivencie e estude sobre os Quatro Grandes Festivais Celtas: Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnasadh. Afine-se com a ancestralidade dos antigos celtas, além dos ancestrais da sua terra e da família em que nasceu. Essa é a conexão que nos une!

"Aprenda a confiar, novamente, no fluxo deste antigo ritmo, onde encontraremos o equilíbrio na vida, unindo o interior e o exterior, o visível e o invisível, o conhecido e o desconhecido, o temporal e o eterno, o velho e o novo. Os celtas eram profundamente cientes da natureza circular em nosso meio. Esta estrutura segue o círculo da vida, na sua espiral em direção a transformação." - John O'Donohue.

No centro do seu ser, reconheça os ciclos infindáveis da sua alma e a triplicidade da vida, onde vivificamos a imensidão dos Três Reinos: Céu, Terra e Mar. Sinta cada reino dentro de si. O ar que circula nos pulmões, a força dos ossos que se movem através dos músculos e o sangue que flui por todo o nosso corpo. Porque somos parte da natureza, assim como ela é parte de nós.

Envolva-se com projetos que defendam os povos originários, o meio ambiente e os animais. Seja um curador consciente, em todos os sentidos. Recicle, reutilize, reduza e se reorganize para viver melhor. Medite e siga em paz entre os mundos… Estude, pesquise e se questione sempre!

"O mundo está repleto de coisas mágicas,
Esperando pacientemente o crescimento
E a nitidez dos nossos sentidos." - W.  B. Yeats

Portanto, a natureza e a intuição são as fontes que lhe trarão boas inspirações, principalmente, ao dar os primeiros passos no Druidismo moderno, com honra, verdade e lealdade. Bem como, às religiões consideradas politeístas, panteístas e animistas, ou seja, todas aquelas que respeitam todos os seres, que possui um espírito divino e cultuam vários Deuses e Deusas. E, finalmente, descubra o seu caminho de volta para casa. Que assim seja! Awen /|\

*Indicação de livros e sites para o estudo, clique aqui ou consulte o Mapa do Site.

Rowena A. Senėwėen ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.

Website:
www.templodeavalon.com
Brumas do Tempo:
www.brumasdotempo.blogspot.com
Três Reinos Celtas:
www.tresreinosceltas.blogspot.com

Leia os artigos de Rowena Ferch Aranrot.

Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa, clique aqui.

"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.