Céad mille fáilte!

CONSULTA DO ORÁCULO

Pesquisa
Menu Principal
LIVRO

BRUMAS DO TEMPO
Poesias, pensamento e ritos druídicos - livro na versão impresso ou e-book.
Vendas: clique aqui.
Links

Agradecimentos:
Aon Celtic Art
Licença Creative Commons

Gaélico - noções básicas

O Gaélico Irlandês (Gaeilge) é uma a linguagem poética e muito poderosa, a língua Goidélica é falada em algumas áreas da Irlanda, Grã-Bretanha, Ilha de Man, Ilha Cape Breton no Canadá, Patagônia na Argentina e na Península da Bretanha na França. Hoje, reconhecida como língua oficial da República Irlandesa, além de estar intimamente relacionada com o Manx e o Gaélico Escocês (Gàidhlig).  

Todas as línguas celtas descendem do proto-celta, ou seja, do celta comum, um ramo das línguas indo-européias, divididas em seis subfamílias:

- Gaulesa e as de parentesco próximo: lepôntica, nórica e gálata, faladas em uma ampla região da França, Turquia, Bélgica e ao norte da Itália. Todas extintas.

- Celtibérica ou celtibera, antigamente falada na Península Ibérica: nas áreas atualmente do sul de Portugal, Cantabria, Aragão e Castela e Leão, Comunidade de Madrid e Castela-La Mancha na Espanha.

- Galaico: falada antigamente na Galécia, atuais Reino da Galícia, Província de Leão, Zamora, Salamanca e Norte de Portugal.

- Lusitano: também pode ter sido um idioma celta, falado entre o Rio Douro e o Tejo. 

- Goidélica: incluindo o irlandês, gaélico escocês e manês. Em determinada época, o irlandês era falado na costa sudoeste da Inglaterra e nas costas norte e sul de Gales.

Enfim, a gramática e o vocabulário das línguas celtas, ainda faladas, são bastante semelhantes, mas a grafia e a pronúncia são bem diferentes, especialmente o Manx. Observe algumas diferenças entre o Irlandês, o Gaélico escocês e o Manx, ao se usar a frase: "Como você está?".

- Irlandês (Standard): Conas tá tú?
- Irlandês (Münster): Conas tú Tann?
- Irlandês (Connacht): Cén chaoi um bhfuil tú?
- Irlandês (Ulster): Cad é mar atá tú?
- Gaélico escocês: Ciamar um thu tha?
- Manx: Kanys ta shiu?

O irlandês, geralmente, é escrito com o alfabeto irlandês moderno ou Gaélico (Gaeilge), uma versão do alfabeto latino similar ao usado para o gaélico escocês: a, b, c, d, e, f, g, h, i, l, m, n, o, p, r, s, t, e u. A reforma de pronúncias de 1957 eliminou algumas das letras silenciosas que ainda são usadas no gaélico escocês. As letras j, k, q, v, w, x, y e z, não ocorrem nas palavras irlandesas, mas aparecem em algumas palavras de origem inglesa.

Ouça a seguir algumas palavras e frases em gaélico. Fáilte!

Ouça

Gaélico

 Português


Dia duit! Saudações ou Olá!

Conas tá tú ? Como você está?

Tá mé go maith. Eu estou bem.

Slán!  Adeus!

Fáilte! Bem-vindo!

Céad mille fáilte Cem mil vezes bem-vindo ou Cem mil felicidades!

Go raibh maith agat! Obrigado!

Más é do thoil é Por favor

Cad é sin? O que é isso?

Sláinte! Felicidades ou Saúde!

Tá grá agam ort Eu te amo

Adh mor ort! Boa sorte!

Cad is ainm duit Qual o seu nome?

Máthair Mãe

Athair Pai

Com o objetivo de incentivar o interesse pela língua gaélica iremos, aos poucos, trazendo mais áudios e frases para o conhecimento de todos. Para aqueles que desejam se aprofundar no aprendizado, indicamos os seguintes sites com boas referências:

- BBC - Irish Language - Blas
- BBC Northern Ireland - Colin and Cumberland
- Línguas Celtas - Wikipédia
- FORVO: Irish (Gaeilge)
- Projeto ABAIR: pronúncia

Leia também: Lições de Gaélico Irlandês em Tír Tairnge: Gaeilge.

Sonas ort... Felicidades e bênçãos plenas!

Rowena Arnehoy Seneween ®

Website:
www.templodeavalon.com

Brumas do Tempo:
http://brumasdotempo.blogspot.com

E-mail:
rowena@templodeavalon.com

Direitos Autorais
A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon, entre outras proteções de propriedade intelectual, aos seus respectivos autores. Solicitações para reprodução devem ser feitas por e-mail. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites, usados na pesquisa dos artigos, clique aqui.

Veja Também

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão 

Artigos do Site
Para o proveito daqueles que não estão familiarizados com o que fazemos na ordem ADF - Ár nDraíocht Féin, permitam-me explicar rapidamente nossa cosmologia e o que esperamos alcançar em nosso ritual.
O Ogham é um alfabeto oracular, de origem celta, encontrado na Irlanda e Grã-Bretanha. O nome das letras ogâmicas é "fid" (singular) e "feda" (plural) em irlandês antigo. No irlandês moderno são: "fiodh" e "feadha" - que são palavras traduzidas como "madeira" e "bosque".
A meditação é fundamental ao autoconhecimento, no aprofundamento do caminho druídico e no contato com o divino, para alcançarmos o equilíbrio físico, mental e espiritual.

Go raibh maith agat... Obrigado!