Deuses Celtas

Os celtas, provavelmente, no misturavam pantees de outras culturas e nem cultuavam Deuses de outras tribos, apesar das semelhanas entre eles, cada cl celebrava seus Deuses locais seguindo apenas as referncias das tradies pertencentes a sua terra natal, com exceo de algumas divindades pan-clticas cognatas. As Deusas e os Deuses celtas possuam virtudes e funes especficas, alm de atributos distintos e com uma grande variedade de nomes, eptetos ou apelidos, inseridas nas mais de 400 deidades verificadas. Os relatos de antigos ancestrais nos esclarecem que as tradies eram passadas de boca a ouvido, centrados nas esferas do Cu, da Terra e do Mar. A seguir, alguns dos principais Deuses e Deusas Celtas e suas respectivas tradies.

Mitologia Irlandesa

- Áine: Deusa da fertilidade e do vero. Rainha dos reinos fericos das Tuatha D Danann, sua colina conhecida como Cnoc ine (Monte de ine). a soberana da terra que combate o amor abusivo. Associada ao solstcio de vero, s flores e as fontes de gua. ine (pronuncia-se Enya) filha de Manannn Mac Lir podia assumir a forma de uma gua vermelha. Como Deusa solar representa o sol brilhante do vero. Na tradio galica, o Sol feminino e em irlands se chama Grian. No folclore local Grian considerada o sol de inverno e irm de ine.

- Angus Mac Og / Oengus: Deus da juventude, do amor, da beleza e da inspiração poética, das Tuatha D Danann. Era filho de Dagda e Boann e, assim como o pai, possuía uma harpa mágica, que produzia um som doce e irresistível. Foi associado à "Brugh na Bóinne" (Newgrange - Irlanda). Angus se apaixonou por Cer Ibormeith, uma linda jovem do Sde, mas somente a via em sonhos. Essa lenda faz parte do Ciclo Mitolgico Irlands, conhecida como: o Sonho de Oengus, Aislinge Oengusso.

- Badb: Deusa da guerra, dos campos de batalha e das profecias. Era conhecida como: o Corvo de Batalha ou a Gralha Escaldada. Com suas irmãs, Macha e Morrighan, formava um trio de Deusas guerreiras, as filhas da Deusa-mãe Ernmas, que morreu em "A Primeira Batalha de Magh Turedh", conto que descreve como as Tuatha Dé Danann tomaram a Irlanda dos Fir Bolg. Badb rege a morte, a sabedoria e a transformação.

- Bilé: Considerado o pai dos Deuses e dos homens. Companheiro de Danu e pai de Dagda, o principal líder das Tuatha Dé Danann. Alguns mitos dizem que ele era o antepassado dos Milesianos, último grupo de soldados liderados por Mil Espáine, que invadiram a Irlanda na época de Beltane e derrotaram as Tuatha. Bilé é o Deus do Outro Mundo e da morte, considerado como o "primeiro ancestral", associado às fogueiras da purificação. Na tradição irlandesa "Bilé" significa "Árvore Sagrada", que pode representar uma árvore real ou um ponto de referência central a um local religioso ou altar.

- Brigit / Brigid / Brighid / Brig: Deusa reverenciada pelos Bardos, tanto na Irlanda como na antiga Bretanha, cujo nome significa "Luminosa, Poderosa e Brilhante". Brighid, a Senhora da Inspiração, era filha de Dagda, associada à Imbolc e as águas doces de poços ou fontes, que ficam próximos às colinas. É a Deusa do fogo, da cura, do lar, da fertilidade, da poesia e da arte, especialmente a dos metais. Brighid também é uma Deusa guerreira, conhecida como "Bríg Ambue", a protetora soberana dos Fianna. Brighid era consorte de Bres e mãe de Ruadan, que foi morto ao espionar os Fomorianos. Ela sentiu profundamente a morte do filho, dando origem ao primeiro lamento poético de luto irlandês, conhecido como keening.

- Boann / Boand / Boyne: Deusa que deu nome ao rio Boyne, na Irlanda, descrito nos poemas "Dindshenchas" - lendas relacionadas à origem dos nomes dos lugares sagrados da Irlanda - do Ciclo Mitológico Irlandês e na lenda do "Salmão da Sabedoria". Ela era esposa de Nechtan, o Deus do rio. Também é mãe de Angus Mac Og com o grande Dagda. Para esconder o adultério de Boann, Dagda usou o seu poder para esconder a gravidez de Boann, fazendo uma viagem de nove meses parecer ser de apenas em um dia e uma noite. É a deusa da fertilidade, da abundância e da prosperidade.

- Cailleach: É a Deusa da terra e das rochas, diz a lenda que ela criou os morros e as montanhas a sua volta, ao atirar pedras em um inimigo. Na mitologia irlandesa e escocesa é conhecida também como a "Cailleach Bheur", que significa mulher velha. No Livro de Lecan menciona que ela teve sete perodos juvenis, se casou com sete maridos e teve cinquenta filhos adotivos que fundaram muitas tribos. Geralmente vista como a Deusa da ltima colheita (Samhain), dos ventos frios e das mudanas, aquela que controla as estaes do ano, a Senhora das pedras e das rochas, mais antiga que o prprio tempo.

- Dagda: Deus da magia, da poesia, da música, da abundância e da fertilidade. No folclore irlandês, Dagda era chamado de "O Bom Deus", possuía todas as habilidades sendo bom em tudo, "Eochaid Ollathair" (Pai de todos) e "Ruad Rofhessa" (Senhor de Grande Sabedoria), considerado mestre de todos os ofícios e senhor de todos os conhecimentos. Consorte de Boann, teve vários filhos, entre eles Brighid, Angus, Midir, Finnbarr, Cermait e Bodb, o Vermelho. Dagda tinha um caldeirão mágico, o Caldeirão da Abundância, que nunca se esvaziava e uma harpa de carvalho chamada "Uaithne", que fazia com que as estações mudassem, quando assim o ordenasse. Alm disso, tinha um casal de porcos mgicos que podiam ser comidos vrias vezes e que sempre reviviam, bem como, um pomar que dava frutos o ano todo, clava mgica e um cavalo preto chamado Acin.

-Dana / Danu / Anann: Apesar da controvrsia da sua existncia considerada a Deusa Me dos Deuses das Tuatha D Danann, o Povo Mgico (Daoine Sdhe), a tribo dos seres fericos. A Terra de Ana (Iath nAnann), s vezes, identificada como Anu ou Ana, seu nome significa Conhecimento. Era consorte de Bil e me de Dagda. Em Munster, na Irlanda, foi associada a dois morros de cume arredondados, chamados de D Chch Anann ou Dois Seios de Ana, por se parecem com dois seios. a Deusa da fertilidade, da terra e da abundncia.

- Dian Cecht / Diancecht: Deus da cura foi o grande mdico das Tuatha D Danann, responsvel pela restaurao cirrgica do brao de Nuada ao transplantar outro brao/mo de prata. Diancecht era irmo de Dagda e teve vrios filhos, entre eles Airmid, Etan, Cian, Ceth, Cu e Miach. Seu nome significa "Rpido no poder".

- Erin / Eriu: Filha de Fiachna e Ernmas, descrito no Lebor Gabla renn (Livro das Invases). Junto com suas irms Banba e Fotla, Erin era uma das trs rainhas das Tuatha D Danann, que deu seu nome Irlanda (ire), atravs de uma promessa feita porAmergin Glingel, aps a invaso dos Milesianos.

- Flidais: Deusa da floresta, dos bosques, da caça e das criaturas selvagens, representa a força da fertilidade e da abundância. Viajava numa carruagem puxada por cervos e tinha uma vaca mágica que dava muito leite. Seu nome significa "Doar", elucidado no conto de "Táin Bó Flidais" - O Roubo do Gado de Flidais, da saga do "Táin Bó Cuailnge". Tinha o poder de se metamorfosear na forma de uma cora com chifres de trs pontas.

- Goibniu / Goibhniu: Grande ferreiro, construtor e mestre da magia. Goibniu, junto com Credne e Luchta, formavam os três artesãos divinos, conhecidos como os "Trí Dé Dána". Foi quem forjou as armas das Tuatha Dé Danann e criou o novo braço para o rei Nuada. Suas armas sempre atingiam o alvo e a ferida provocada por elas, era fatal. Deus dos ferreiros, das habilidades culinárias e do trabalho com metais em geral.

- Lir / Lear: No folclore irlandês, Lir era o Deus do mar, considerado também, o Senhor do submundo (o mundo dos ancestrais), da magia e da cura. Lir era pai de Manannán Mac Lir e das crianças Fiachra, Conn, Fingula e Aod, que foram transformadas em cisnes por causa do ciúme da sua madrasta Oifa, segunda esposa de Lir,nos contos do Ciclo Mitológico Irlandês, conhecido como: O Destino dos Filhos de Lir.

- Lugh / Lug / Lugus: Um dos grandes heris da mitologia irlandesa, Lugh era filho de Cian (neto por parte dos Dananns de Dian Cecht) e de Ethniu, filha de Balor, rei dos Fomorianos. Uma profecia dizia que Balor seria morto por seu neto. Para evitar esse destino, mandou dar fim nos netos, mas Lugh sobreviveu e foi criado por Tailtiu, sua me adotiva e tutelado por Manannn. Sua festividade Lughnasadh, a festa de Lugh, a primeira colheita. Conhecido pelos eptetos de "Lugh Lmfada" - Lugh dos braos longos e "Lugh Samildanach" - Lugh, o arteso mltiplo ou Ildnach. Lugh o Deus dos ferreiros, cujo domnio inclua a magia, as artes e todos os ofcios em geral. Era pai de CuChulainn com Dechtire. Seu nome significa "Luz" - brilhante como o Sol. Guardio da espada mgica e da lana invencvel, vinda da cidade de Gorias, um dos quatro tesouros das Tuatha D Danann.

- Macha: Deusa da fertilidade e da guerra, filha de Ernmas, junto com as irmãs Badb e Morrighan, podia lançar feitiços sobre os campos de guerra. Após uma batalha os guerreiros cortavam as cabeças dos inimigos e ofereciam a Macha, sendo este costume chamado de a "Colheita de Macha". É a Deusa dos equinos, que durante a gravidez foi forçada a uma corrida de cavalos. Quando chegou ao final, entrou em trabalho de parto e deu à luz a gêmeos. Antes de morrer, Macha colocou uma maldição sobre os homens da província para que em tempos de opressão e maior necessidade, eles sofreriam dores como as de um parto.

- Manannán Mac Lir: Filho de Lir, associado ao mar e ao Outro Mundo, homenageado como uma das principais divindades ctônicas e marítimas, além de reverenciado como protetor dos marinheiros. Viaja pelo mar muito mais rápido que o vento em um barco mágico puxado por um cavalo branco chamado Enbharr, que significa "Espuma de água". Mestre na mudança de forma e da magia. Ele reside em Emhain Abhlach, a planície das maçãs e governa as ilhas bem-aventuradas. Quando os Dananns foram derrotados pelos Milesianos, foi Manannán quem os levou à Tir na nÓg, através de colinas subterrâneas, o Sde. Manannán é o Psicopompo, o condutor que possui a armadura impenetrável, a capa mágica do esquecimento e da invisibilidade ou a fth fada, o ramo de prata e a taa da verdade. Em algumas verses dos mitos marido ou pai de ine, assim como de Niamh, Cliodhna, Curcog e Athrachta.

- Morrigu / Morrigan / Morrighan: a Grande Rainha "Mor Rioghain da tribo das Tuatha D Danann. Senhora Suprema da Guerra, possua uma forma mutvel e o poder de predizer o futuro. Reinava sobre os campos de batalha junto com suas irms Macha, Badb ou Nemain, conhecidas pelo nome das "Trs Morrgans", relacionadas triplicidade que, para os celtas, significava a intensificao do poder. Durante o Samhain se relacionou com Dagda para ajudar as Tuatha D Danann na Segunda Batalha de Moytura. No Tin B apaixonou-se pelo heri CuChulainn, que despertou sua fria ao rejeit-la. Deusa da morte, da soberania, do amor fsico e da justia. Associada aos corvos, podia mudar sua aparncia vontade, como em enguia, loba cinzenta e uma novilha avermelhada.

- Nuada: Reverenciado como grande rei e lder das Tuatha D Danann. Possua uma espada invencvel, vindo da cidade de Findias e que fazia parte dos Tesouros de Dananns. Na primeira Batalha de Magh Turedh perdeu o brao ou a mo, rgo que foi restitudo por uma prtese de prata, mas por causa da tradio de no ser mais perfeito fisicamente, foi substitudo por Bres (meio fomoriano). Ficou conhecido como "Nuada, Brao de Prata" ou "Nuada, Mo de Prata". Mais adiante, com um novo brao de carne e osso, restaurado por Miach, filho de Dian Cecht, voltou a reinar, banindo Bres por falta de hospitalidade e opresso. Nuada Argetlmh era o Deus da guerra, da justia e da honra.

- Ogma / Oghma: Deus da eloquncia, da vidncia e mestre da poesia, segundo o Livro de Ballymote, foi quem inventou o alfabeto oracular do "Ogham", utilizado pelos antigos Druidas, baseado em rvores sagradas e arbustos. Ogma meio-irmo de Dagda, Bres e Lugh. Era um guerreiro de grande fora, o campeo dos Deuses, retratado como um ancio com sorriso radiante (Grianainech), vestindo casaco de pele e carregando arco e basto.

- Scathach / Scatha / Scath: Seu nome significa a "Sombra", aquela que combate o medo. Deusa guerreira e profetisa que viveu na Ilha de Skye, na Esccia. Ensinava artes marciais para guerreiros que tinham coragem suficiente para treinar com ela durante um ano e um dia, pois era dura e impiedosa. Considerada a maior guerreira de todos os tempos e responsvel por treinar CuChulainn, a quem ela ensinou seu famoso salto de batalha e lhe deu a Ge Bolg, a lana terrvel.

Mitologia Galesa

Para um melhor entendimento, devemos observar que o termo Gals se refere aos povos que habitam o Pas de Gales. Abordaremos suas famlias divinas.

- Arawn: o rei de Annwn ou Annwfn (Outro Mundo), o submundo na tradio galesa, visto como um castelo sobre o mar Caer Siddi (Fortaleza das Fadas) ou Caer Wydyr (Fortaleza de Vidro). Como Tir na ng irlandesa, Annwn era um lugar de doura e encanto. Arawn possua um caldeiro mgico, descrito no poema de Taliesin, Os Esplios de Annwn e que descreve a viagem de Arthur e seus companheiros ao Outro Mundo, para resgatarem o Caldeiro da Abundncia. Na literatura arthuriana, ele aparece como Gwyn ap Nudd, filho de Nudd ou Ludd, rei de Tylwyth Teg (Povo das Fadas).

- Arianrhod / Aranrhod: Era filha de Dn e Beli Mawr. O seu nome significa "A Roda de Prata", mas a sua grafia mais antiga Aranrot ("Monte Circular"). Arianrhod do aspecto louvvel a virgem que d luz os filhos Lleu e Dylan, depois de passar num teste de magia feito pelo seu tio, Math. a Deusa das iniciaes, da justia e da soberania. Senhora do destino e do renascimento, vivia num castelo estelar chamado "Caer Arianrhod", associado constelao Corona Borealis. O mito retratado nos contos do Mabinogion em "Math, filho de Mathonwy", descreve um "tynged" (uma restrio como o "geas" irlands), no qual Arianrhod negou a Lleu: um nome, armas e uma esposa. Nas Trades da Bretanha, na Trade 35, uma possvel continuao do Mabinogi, diz que Arianrhod se casa com Lliaws, filho de Nwyfre (o firmamento), e teve outros dois filhos, Gwenwynwyn e Gwanar.

- Arddhu / Arddu: O "Escuro" no folclore gals representa o Grande Corvo Divino, uma divindade que habitava as matas e as florestas. representado tambm por um homem com o rosto todo coberto por folhas verdes, como Green Man, descrito no ciclo arthuriano em "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde". Ao norte do Pas de Gales, h uma colina com uma pedra muito grande chamada "Maen du yr Arddu" a Pedra Negra de Arddu; diz a lenda se duas pessoas passassem uma noite no topo dessa pedra, na manh seguinte, uma seria dotada com o dom da inspirao potica e a outra ficaria louca.

- Blodeuwedd / Blodeuedd: Uma mulher ferica feita a partir de nove tipos de flores silvestres, por Math e Gwydion, para ser a esposa de Lleu (filho de Arianrhod), que depois foi transformada em coruja por causa da traio contra o marido. Seu nome significa "Rosto de Flor", representada muitas vezes como um lrio branco. Deusa do amanhecer nos mitos galeses, retratada nos contos do Mabinogion em "Math, filho de Mathonwy".

- Bran: O "Abenoado" ou Bendigeid Fran. Bran um dos grandes heris do ciclo gals. Filho de Llyr e Penarddun, irmo de Manawydan e Branwen. Bran era um gigante, muito mais alto que uma rvore. Ao saber da situao de desprezo e maus-tratos em que vivia sua irm, liderou uma expedio para resgat-la, mas durante o combate foi mortalmente ferido por um dardo envenenado no p. Porm, antes pediu que cortassem sua cabea e ordenou que seus homens a enterrassem no Monte Branco, em Londres. Bran possua o Caldeiro do Renascimento, com a propriedade de restaurar a vida dos mortos. Associado aos corvos, Bran o Deus da profecia, da morte e da abundncia.

- Branwen: Ela se casa com Matholwch, rei da Irlanda e mais adiante lhe d um filho, chamado Gwern. No entanto, Efnisien, o seu meio-irmo no aceita a aliana entre os reinos e insulta o povo irlands, mutilando seus cavalos. Como punio Branwen foi obrigada a trabalhar de copeira no castelo e da sua cozinha-priso, treinou um estorninho para levar mensagens ao Pas de Gales, descrevendo sua situao e pedindo ajuda ao irmo Bran. Durante a contenda Bran e o filho falecem, Branwen com o corao partido morre de tristeza ao saber. Deusa da esperana, descrita nos contos do Mabinogion em "Branwen, a Filha de Llyr".

- Beli: consorte de Dn, conhecido como Beli Mawr. Beli um antigo Deus gals, considerado como um grande lder e o maior ancestral dos galeses. Corresponde a Belenus para os gauleses e Bil para os irlandeses. Tambm o pai de Caswallon, Llefelys, Afallach, Nynniaw e Peibaw.

- Cerridwen / Ceridwen / Kerridwen: Esposa de Tegid Voel, o Calvo, me da linda donzela, Creirwy, Morvran e Afagddu, um rapaz feio e desfavorecido. Cerridwen decide fazer para o filho Afagddu uma poo no Caldeiro da Inspirao que, aps um ano de fervura, produziria trs gotas da "Awen", concedendo-lhe todo o conhecimento do passado, presente e futuro. Ela coloca Morda, um homem cego para cuidar do caldeiro e seu ajudante, Gwion Bach. Enquanto ela preparava os ingredientes, acidentalmente trs gotas da poo caem no dedo de Gwion Bach, que o suga e alcana toda a iluminao. Furiosa, Cerridwen o persegue numa caada mgica. At que ele se esconde na forma de um gro de trigo e ela se transforma em uma galinha negra e o engole. Aps nove meses, a Deusa d luz ao Bardo Taliesin, Gwion Bach reencarnado - descrito em "Hanes Taliesin". As lendas contam que Myrddin (Merlin) pode ter sido o sucessor de Taliesin. Por isso, os bardos galeses chamavam a si mesmos de "Cerddorion", os filhos de Cerridwen (a mulher curvada). O caldeiro est associado fertilidade, a regenerao, a mudana de forma e ao renascimento.

- Dôn: A Deusa-mãe galesa é consorte de Beli, filha de Mathonwy e irmã de Math, nos contos do Mabinogion em "Math, filho de Mathonwy". Dôn era mãe de Arianrhod, Penarddun, Amaethon, Nudd, Govannon, Gwydyon e Gilvaethwy. É considerada Deusa da terra e das estrelas, da fertilidade e da abundância.

- Dylan: Filho das ondas do mar (Dylan Eil Ton), o menino dos cabelos de ouro o Deus do mar para os antigos galeses. Filho de Arianrhod, irmo gmeo de Lleu e sobrinho de Gwydion. Seu smbolo um peixe prateado, dos contos do Mabinogion em "Math, filho de Mathonwy".

- Gwydion: Filho de Dn, considerado o maior contador de histrias, mestre da magia e das iluses. Regia as mudanas de forma e a poesia. No poema A Batalha das rvores (Cad Goddeu), encanta rvores para lutar com ele. Gwydion era irmo de Arianrhod e, provavelmente, pai dos seus filhos, Lleu e Dylan. Foi ele quem ajudou Lleu a superar as restries da sua me, alm de ajudar a criar uma esposa (Blodeuwedd) para o sobrinho, no Mabinogion em Math, filho de Mathonwy.

- Modron:Deusa-me galesa, seu nome significa "Me". Modron era a me de Mabon, mencionado no conto de "Culhwch e Olwen". a Deusa da terra e da fertilidade, possivelmente est relacionada divindade gaulesa "Dea Matrona" - a "Me Divina", Deusa do rio Marne na Glia.

- Lleu: Era irmo gmeo de Dylan, filho de Arianrhod, sobrinho de Gwydion e consorte de Blodeuwedd. Deus da terra, seu nome significa "Luz" e foi associado ao brilho do Sol (Lleu Llaw Gyffes), nos contos do Mabinogion em "Math, filho de Mathonwy".

- Llyr: Antigo Deus gals do mar, equivalente a Lir, o Deus irlands do mar. Consorte de Penardun, filha de Dn e Beli. o pai de Manawydan, Bran e Branwen - descrito no Quarto Ramo do Mabinogi em "Manawyddan, o Filho de Llyr".

- Mabon: Deus da juventude, do amor e das nascentes dos rios. Mabon era filho da Deusa Modron e de acordo com os mitos galeses, foi sequestrado de sua mãe, quando tinha apenas três noites de vida, conforme os contos do Mabinogion em "Culhwch e Olwen". É ele quem ajuda Arthur na caça ao javali com sua magia, após ser libertado de "Caer Loyw", o Castelo Brilhante.

- Manawyddan: Era filho de Llyr e Penarddun, filha de Beli. considerado como correlato ao Deus irlands Manannn, embora suas histrias sejam diferentes. Foi descrito nos contos do Mabinogion em "Branwen, a Filha de Llyr" e aparece como heri no conto "Manawyddan Filho de Llyr", onde se casa com Rhiannon, tornando-se o seu segundo marido.

- Rhiannon: A grande rainha dos galeses, a Rigantona. Rhiannon era a protetora dos cavalos e das aves. É a Deusa dos encantamentos e da fertilidade, equivalente a Macha, na mitologia irlandesa e Epona, na mitologia gaulesa. Rhiannon teve seu filho roubado logo que ele nasceu e foi acusada, injustamente, por sua morte. O bebê foi achado anos depois e restituído a sua mãe, que passou a chamá-lo de Pryderi, descrito nos contos do Mabinogion em "Pwyll, Príncipe de Dyfed".

Mitologia Gaulesa

O termo Gaulês se designa a um conjunto de povos celtas que vieram de Gales e povoaram a Gália que, atualmente, corresponde aos territórios que vão da França, à Bélgica e à Itália setentrional.

- Bel / Belenus / Belenos: Seu nome significa "Brilhante", é considerado o Deus do fogo e da luz, nos mitos gauleses. Belenos dá seu nome ao festival de Beltane e está relacionado às fogueiras que são acesas em colinas para promover a purificação. Ele foi associado à Beli na tradição galesa e a Bilé na tradição irlandesa.

- Cernunnos: Um dos mais antigos Deuses celtas, encontrado tanto entre os celtas continentais como os insulares. Deus da fertilidade, dos animais, do amor físico, da natureza, dos bosques e da abundância.  Seu nome é pronunciado como se tivesse um "k" - Kernunnos. É representado por um homem sentado na posição de lótus, cabelo comprido, de barba, nu e usando apenas um torque (colar celta) no pescoço ou ainda por um homem de chifres, como no Caldeirão de Gundestrup, que tem os seguintes símbolos: um torque em sua mão direita e a serpente na mão esquerda, rodeado por um veado à sua direita e um javali à sua esquerda. Cernunnos é o Guardião do Submundo, conhecido tambm como Green Man.

- Epona: Deusa gaulesa protetora dos cavalos, seu nome significa "Cavalo". Foi representada montada num cavalo ou numa égua, rodeada por potros e cavalos. Epona é a Deusa da fertilidade, da maternidade, da abundância e dos animais, associada a proteção, prestígio e poder. Podemos identificá-la com Rhiannon, na tradição galesa, e Macha, na tradição irlandesa.

- Rosmerta: Deusa da soberania, da fertilidade e da abundncia, considerada a Grande Provedora e muito popular na Glia. Foi associada s colheitas e retratada carregando uma cesta de frutas, possivelmente uma cornucpia. Seria a responsvel pelo crescimento e o amadurecimento dos frutos.

- Sucellus: Deus gaulês da fertilidade, da cura e das florestas. Considerado como o rei dos Deuses na mitologia gaulesa, seu nome significa "Atacante". Usava uma coroa de folhas na cabeça, acompanhado por um cão de caça e carregava um grande martelo, usado para bater na terra e acordar as plantas, anunciando assim o início da primavera.

- Taranis / Taranos: É do Deus do trovão e dos relâmpagos, na mitologia gaulesa. Dizem as lendas que Taranis cruzava os céus numa carruagem de fogo, produzindo raios através das fagulhas que saíam dos cascos dos cavalos e o ruído do trovão através das rodas da carruagem. Mestre da guerra, seu símbolo é a roda, e que junto com Teutates e Esus formavam uma tríade das principais divindades guerreiras da Gália.

Rowena A. Senėwėen
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(Atualizado em 12/04/2022)

Referências bibliográficas:
BELLINGHAM, David - Introdução à Mitologia Céltica - Lisboa: Ed. Estampa, 1999.
ELLIS, Peter Berresford Dictionary of Celtic Mythology Ed. Santa Barbara, 1992. GUEST, Lady Charlotte - The Mabinogion - Ed. Kinkley, 1887.
MACCULLOCH, J.A. - A Religião dos Antigos Celtas - Edinburgh: T. & T. CLARK, 1911.
MACKILLOP, James - Dictionary of Celtic Mythology, Oxford: 2004.
MONAGHAN, Patricia - The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore - Facts On File: New York, 2004.
SQUIRE, Charles - Mitos e Lendas Celtas - Ed. Nova Era, 2003.

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