O Estilo da Dança Tribal

Enviado em 26/07/2011 (4287 leituras)

O Estilo da Dança Tribal são variados movimentos e não apenas baseado em uma só dança, dando a liberdade para cada gesto, utilizando também técnicas ocidentais, técnicas de Yoga, preparando o corpo e a mente no intuito do equilíbrio.

Os trajes são muito ricos e repletos de detalhes, com uma aparência étnica e tribal. A postura do tronco é inspirada no Flamenco, os braços, ondulante como serpentes e vigorosos como fogo, e o quadril tem seus movimentos vindos da Dança do Ventre.

Conheça algumas modalidades:

Gipsy Fusion – Movimento inspirado em variadas regiões, principalmente, oriental que tem como base a "dança cigana", pela sua vasta influência de estilos, e por ter começado uma tendência com suas saias rodadas, moedas penduradas, flores, franjas, joias e xales. Trazendo a alegria e toda a energia cigana. É uma dança para todos que sentem a magia dos ciganos, a arte sensitiva de bailar e a liberdade de se expressar.

ATS - American Tribal Style - A sigla ATS significa "American Tribal Style" foi criada por Carolena Nericcio em 1987, baseada na estética tribal e apresentada por Jamila Salimpour e o grupo Bal Anat nos anos 70, em São Francisco, na Califórnia. Os ensinamentos básicos vieram da sua professora Macha Archer, bailarina treinada também por Jamila Salimpour.

ATS é basicamente seguir a improvisação em grupo, é natural, o equilíbrio com o corpo e a mente, simplesmente se alegrar, sentir a dança e os seus movimentos.

ITS - Improvisational Tribal Style - A sigla ITS significa "Improvisational Tribal Style". Podemos utilizar também TGI - "Tribal Group Improvisation" ao apresenta os grupos que basearam o seu trabalho no ATS, mas preferiram criar novos passos e desenvolver um novo "dialeto" na sua comunicação artística.

O ITS obedece a mesma ideia da improvisação coordenada em grupo, diferindo apenas na nomenclatura. Pode utilizar o nome ATS os quem seguem rigorosamente todos os movimentos e regras do grupo "Fat Chance Belly Dance" (FCBD), do qual Carolena Nericcio, a criadora do ATS, é diretora. Além disso, para poder utilizar a nomenclatura ATS é necessário possuir o título de "SISTER STUDIO", um tipo de permissão que Carolena criou com o intuito de manter inalterada a origem, o estilo e o ensino da dança. Dessa forma, estabeleceu-se que as pessoas que possuírem o título e ensinarem da mesma forma que o FCBD, será chamado de ATS, e, por sua vez, quem ensina ou dança diferente do "Fat Chance", será considerado ITS.

A Gothic fusion ou Dark Fusion – este estilo da dança é uma fusão obscura gótica e está relacionada com toda a manifestação temática, teatral, musical e visual de vários formatos tribais de dança do ventre. Atraindo mulheres que se identificam com esse gênero intenso, tornando-a Una com o universo Dark.

Fat Chance Belly Dance

Quem pode dançar? Todas aquelas mulheres que se sentirem tocadas!!!

Bênçãos Plenas!

Por Lunna Alëssah
Poetisa, Vocalista, Sacerdotisa da Terra e Dançarina do Ventre.

Citação:
"A Mulher é o Poder da Criação."
Alëssah, Sacerdotisa da Terra
www.alessahceltic.blogspot.com

Para ler os artigos de Alëssah Lunna, clique aqui.

Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa, clique aqui.

"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.