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Druidismo na Amazônia

Enviado em 29/11/2011 (2590 leituras)

Um dos princpios fundamentais do Druidismo honrar nossas Trs Famlias de Ancestrais, que so os Ancestrais da Terra (povos nativos de sua regio ou pas e espritos da natureza), Ancestrais de Sangue (nossos antepassados) e Ancestrais Divinos (os Deuses e Deusas Celtas).



Foto de Adriano Cavalcante. Paisagem em Soure - Ilha do Maraj-PA.

Contextualizando para a Amaznia, onde nasci e resido (no Par), os Ancestrais da Terra seriam os povos indgenas que habitaram e habitam a regio, como o povo Tupinamb, Mundurucu, Aru, Sater-Maw, Maws e tantos outros (alguns j nem mais existem nesse mundo...); e os espritos da natureza, que so Iara, Me do mato, Me do rio, Cobra Grande, Boto e uma infinidade de seres que guardam a mata e o rio chamados de encantados e caruanas. Nem todos esses seres so amigveis, vale lembrar. Por isso, o cuidado e o respeito serem extremamente necessrios ao adentrarmos em um local, como matas e proximidade de igaraps e mangues, considerados locais onde eles habitam ou portais para o seu mundo (chamado de Fundo ou Encante).

Isso no diferente nas culturas celtas, em que nem todas as fadas e seres que habitam os Sdhe so amigveis com os humanos. Alguns so indiferentes e outros podem ser mesmo hostis. Aqui em minha regio, costuma-se dizer que um encantado pode malinar (fazer mal) uma pessoa sem nenhum motivo aparente, apenas por vontade. s vezes, o motivo um desrespeito com o local onde eles habitam (sujar, por exemplo), caar demasiadamente um tipo de animal ou passar em horas imprprias ou mgicas perto do rio ou mata, como ao meio-dia, s 15:00 h e 18:00 h.

Para algumas pessoas isso no passa de crena ou superstio do povo caboclo ou ribeirinho. Mas a verdade que isso faz parte de todo um modo de vida, de pensar e relacionar com o meio a sua volta dessas populaes. Muitas pessoas no conhecem ou sequer valorizam a cultura do local onde vivem. Observo com pesar muitos indivduos que nasceram e moram na regio amaznica, ou no Brasil, e no conhecem ou no do devido valor a sua histria, sua cultura. Pessoas que no gostam de sua terra, no gostam de viver no Brasil, na Amaznia, ou de serem brasileiros ou amaznidas. E como no gostam, no sentem vontade de lutar para melhorar a realidade de sua vida e sua comunidade. Isso resultado, de certa forma, de todo um processo de colonizao e histria de uma sociedade que nos fizeram pensar que o Brasil e sua populao no possuem valor e esto a para serem explorados. Explorar a terra, os rios, os animais, as pessoas...

Uma pessoa que segue o Druidismo jamais deve pensar dessa forma. Algumas atitudes devem ser cultivadas entre aqueles que procuram estudar e viver o Druidismo, penso que algumas delas sejam as seguintes. Primeiro de tudo, considerar sua terra como sagrada ou no mnimo merecedora de reverncia e respeito, assim como todo o planeta. Devemos entender que o Brasil, a Amaznia, enfim, so espaos sagrados, to quanto a Irlanda, a Esccia e as terras clticas.

Conhea a histria e a cultura de seu pas e regio. Ao conhecermos nosso passado, entendemos o presente e podemos mudar o futuro. Voc no precisa ser um revolucionrio ou militante poltico se no quiser. Podemos mudar o futuro de nossa comunidade ou regio trabalhando a conscientizao dentro de casa, do ambiente de trabalho e entre os amigos. Fazer as pessoas ao nosso redor conhecerem e refletirem sobre sua realidade j muita coisa, mesmo que no parea.

Conhea a cultura, a msica e dana folclrica de sua regio e pas. Voc no precisa sair danando o samba, o frevo ou carimb, se no quiser. Mas entender apenas que essas formas de arte so maravilhosas, falam por si, falam da histria, cultura e imaginrio de um povo.

Conhea um pouco sobre as plantas da regio, suas propriedades medicinais e msticas. Temos na Amaznia e no Brasil como um todo, uma diversidade rica e ainda pouco conhecida de ervas, plantas e rvores, cada uma com sua essncia e poder. Saiba sobre os animais comuns da natureza a sua volta, observe sua beleza, seu canto, seu movimento, suas cores e hbitos. Os animais so mensageiros dos deuses e tambm nossos irmos.

Tenha a conscincia de que uma rvore, um rio, uma pedra ou inseto que seja possui vida. O povo do interior conta que alguns encantados tomam a forma de animais, e no se engane em pensar que todos eles so amigos. Mas em todo caso, tenha respeito, sinta respeito e humildade com esse ser e sua morada, e nenhum mal ele poder lhe fazer.

No muito pedir para que voc acredite em botos e mes dgua. Se voc acredita em fadas e leprechauns da Irlanda, porque no crer no povo encantado da Amaznia ou do Brasil? (lembrando da fala do amigo Joo Uberti em uma palestra no II Encontro Brasileiro de Druidismo). Importante apenas ter em mente que um no equivale ao outro. Quero dizer, o boto no a selkie, Curupira no o Homem Verde e a Matinta no a Morrigan. As semelhanas entre eles pode at ser bvia, mas h algumas caractersticas marcantes de cada um que no podemos ignorar, pois so seres relacionados a certos locais e suas personalidades chegam a ser bem diferentes.

Alguns seres encantados da Amaznia:

Iara: palavra que quer dizer senhora da gua ou sobre a gua. Esprito feminino que mora e protege um rio ou igarap. Se sentir que seu lugar est sendo desrespeitado por algum invasor que entra sem pedir licena, pode malinar essa pessoa provocando uma doena ou levando-a para o fundo. Tambm so chamadas de mes dgua e podem assumir a aparncia de algum conhecido para atrair a pessoa para o fundo da gua.

Me do Mato: Encantado que protege as matas fechadas, rvores e animais que ali circulam. Pode mundiar (malinar) com caadores que matam demais um tipo de animal ou pessoas que sujam o local ou fazem muito barulho enquanto andam na mata. Costuma aparecer em forma de sombra ou como um animal (geralmente um veado) para a pessoa.

Boto: Encantado que assume a forma de um homem bonito entre os humanos para seduzir moas em perodo de menstruao. Dizem que ele atrado pelo sangue menstrual. As moas que se relacionam durante certo tempo com os botos podem ou morrer ou engravidar deles, dando a luz crianas normais ou botos (encantados), propriamente, e nesse caso eles devem ser deixados no rio para viverem no fundo. H quem diga que os botos so na verdade marinheiros que aportam em cidades ribeirinhas e se aventuram com moas do local. Mas... vai saber. Infelizmente, existem pessoas insensveis e covardes que matam esses animais para pegar apenas os olhos e o sexo, acreditando ser afrodisaco. Isso um crime e uma maldade terrvel com esses animais...

Cobra-Grande: h vrios tipos de cobras-grandes na Amaznia, algumas so princesas encantadas que se transformam em cobras como castigo por alguma transgresso. Outras so crianas que nascem com essa natureza (provavelmente filhas de encantados). Outras so caruanas importantes do fundo que auxiliam os pajs nos trabalhos de cura. E outras so cobras enormes que amedrontam pescadores e ameaam afundar seus barcos. Reza a lenda que existe uma cobra-grande embaixo da cidade de Belm, com a cabea localizada na Igreja matriz, e o rabo na Igreja em So Lus (Maranho). O dia em que essa cobra se mexer, a cidade inteira vai para o fundo, e a cidade do fundo, com todos os encantados, vem superfcie. Acredito que exista algo mais substancial na lenda da cobra-grande, uma herana mtica ancestral quase esquecida. A tradio dos Maws conta que a Grande Serpente, Mi wat Mgkar-sse, me de todas as cobras-grandes, teve que sacrificar seu corpo para ser transformado em nosso planeta (Urutpiag, de Yaguar Yam). Assim, do corpo da grande-cobra me surgiram as florestas, rios e muitos dos seres que conhecemos.


Matinta-Perera: seu nome nem pronunciado em algumas cidades, de to perigosa que essa bruxa. Uma mulher (mas pode ser homem tambm) que tem o fardo de se transformar em Matinta a noite para fazer o mal s pessoas ou testar sua coragem. Transforma-se em pssaro que anuncia a sua chegada com um assovio bem alto e agudo. Contam que se oferecer a ela caf e tabaco, no dia seguinte ela vem buscar na sua casa. um ser muito hostil e perigoso, de aparncia feia que assusta at os ossos. Melhor nem mexer.

H muitos outros seres que povoam o imaginrio e a vida do povo na regio, to diversos quanto a prpria Amaznia... mas fico por aqui, talvez em outro momento seja oportuno abordar mais coisas.

- Obs.: essas informaes so baseadas em livros que estudo sobre o folclore e a encantaria amaznica, e tambm em pesquisas de campo realizadas nos ltimos anos em cidades do interior do Par, alm de casos e histrias contadas por conhecidos meus.

Benos dos Trs Mundos sobre ti /|\

Por Mayra n Brighid
Sonhadora, amante de msica, poesia, cultura e mitologia Celta. Nascida em terras amaznicas, na cidade beira do rio (Belm), mas com a alma cuja raiz remonta as terras clticas, alm-mar.

Citao:
"Druidismo, cultura celta e espiritualidade feminina."
O EnCanto do Cisne
http://encantodocisne.blogspot.com

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Rowena A. Senėwėen