Pesquisa
Menu Principal
LIVRO

Versão revisada 2020 ®
Informações: clique aqui.

Loja Virtual - Anam Mór ®
E-BOOK DO LIVRO

ADF
Grupo Filiado

Agradecimentos
Aon Celtic Art
Licença Creative Commons


Oimelc - Imbolc - Brigith

Colunistas: Enviado em 01/08/2009 (5309 leituras)

No mês de agosto, aqui no Hemisfério Sul, realizamos o festival Oimelc, também chamado de Imbolc. Este festejo homenageia a Deusa tríplice do fogo, Brigith, e pode ser celebrado nos dias primeiro ou dois de agosto.

Brigith, também conhecida como Brigid ou Brígida, anuncia a chegada da primavera em breve. Ela é a Deusa do Fogo Sagrado, aquele fogo que inspira e que também aquece os lares, tão bem representado pelas lareiras e pelo fogo que prepara nossos alimentos. É o fogo que nutre, que acolhe, que protege.

Além de Deusa dos poetas, músicos e artistas, pois ela é aquela que inspira e dá o dom da criatividade, Brigith também é uma Deusa de cura, das ervas sagradas e das fontes milagrosas - ou mágicas, como queiram.

Brigith é também a padroeira dos noivos e das mulheres grávidas. É a protetora dos ferreiros e artesãos, Deusa da divinação e das profecias.

O festival de Oimelc, ou Imbolc, marca o meio entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera. O calor da terra aumenta, assim como aumenta o nosso fogo criador.

É um período para se purificar e se renovar. Época de assumir novos projetos, novas posturas. Percebendo o que não serve mais para a nossa vida, dando espaço para o novo chegar.

Não esquecendo que o nosso exterior é reflexo de nosso interior, precisamos efetuar a purificação e a renovação em nossos sentimentos, pensamentos e comportamento.

A criatividade desperta e a inspiração floresce. Energia, paixão, entusiasmo em tudo que se faz deve ser buscado neste momento.

Uma dica: varra a sua casa mentalizando purificar a sua vida e o seu lar. Depois acenda uma vela vermelha ou laranja e peça a Deusa Brigith - que foi transformada em Santa Brigith pela Igreja - para despertar o seu fogo criativo, o seu entusiasmo pela vida, trazer luz para o seu caminho e proteção para a sua casa.

Por Anna de Leão
Escritora, druidista, dançarina, professora de dança e técnicas corporais.

Citação:
"A inspiração é como um sussurro em nossos ouvidos."
Anna de Leão
www.annaleao.com.br

Para ler os artigos de Anna de Leão, clique aqui.
Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon : Caer Siddi e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa dos artigos, clique aqui.

"O mundo está repleto de coisas mágicas,
 esperando pacientemente o crescimento
da nitidez dos nossos sentidos."
Poema de W. B. Yeats

Go raibh maith agat... Obrigada!
Rowena A. Senėwėen