12. Hera (Gort/Ivy = G)

Publicado por Rowena em 24/10/2012 (11692 leituras)

A Hera simboliza a persistência e a espiral do "self" ou a busca de si mesmo. Sugere uma jornada interior e a conexão interna que possibilita o autoconhecimento. Por outro lado, a Hera precisa de uma poda constante para que não "sufoque" as demais. Presságio: progresso indireto e prosperidade.

Embora a Hera seja um tipo de arbusto, ela cresce em forração ou como trepadeira, enrolando-se em outras árvores, criando assim uma espécie de portal entre os mundos. Portanto, por ser abundante e invasiva, pode tomar conta de ruínas e jardins abandonados, conferindo ao local um aspecto sombrio.

Além de explorar a botânica e suas reflexões contemporâneas, estude o folclore e os mitos relacionados a esta árvore. Boa leitura!

Rowena Ferch Aranrot ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.
(Texto atualizado em 28/02/2024)


G. Gort  >-//-<
A Hera - O Fid da Colheita

Pronúncia: Górt
Tradução: Campo, jardim
Nome científico: Hedera Helix
Irlandês antigo: Edind
Galês: Eiddew, “hera”, garth, “jardim”
Inglês: Ivy
Significados básicos: Trajeto, labirinto
Classe: Chefe
Cor: Gorm, “azul”

Bríatharogaim:

Bríatharogam Maic ind Óc
Gort: inded erc, “bom lugar para vacas”

Bríatharogam Con Culainn
Gort: sásad ile, “sustento de multidões”

Bríatharogam Morainn mac Moín
Gort: milsiu féraib, “mais doce erva”

Palavras ogâmicas adicionais:
Glaisem gelta, “a pastagem mais verde”, med n-ercc, “duplicata do céu”

Comentários:


A palavra gort significa “campo verde, jardim, uma plantação de cereais ereta”, bem como “hera” ou “madressilva”. Por isso, é associada a imagens de fecundidade e abundância: um viçoso jardim verdejante, uma abundante colheita de grãos. Imaginamos uma quente tarde de verão, as lavouras amadurecendo sob a luz do Sol, enquanto borboletas sugam o néctar e o aroma da madressilva preenche o ar.

Escolha Gort como seu emblema quando desejar ligar-se aos poderes naturais de crescimento e reprodução, quer esteja cultivando um jardim, uma fazenda, uma família, ou seu próprio espírito.

Mesmo que você trabalhe com o poder criador e procriativo de Gort, deve ficar consciente do lado mais escuro desse crescimento exuberante. Quando descontrolada, a fertilidade de Gort pode criar uma selva impenetrável ao invés de um luxuriante jardim, assim como a hera pode asfixiar e matar as árvores onde cresce e até mesmo abalar prédios de tijolo e pedra. Gort deve ser um lembrete de que tudo que você traz ao mundo é sua responsabilidade. Cultive com atenção e cuidadosamente.

Sagragnos & Coslogenos


Sagragnos: o Tambor. Gort é a hera, o tambor. Ouça atentamente seu chamado. Reflita, se houver tempo, sobre o caminho à frente. Assegure-se de que a ponte sob seus pés leva em segurança à outra margem. Esteja certo de que os demais o compreendem e de que você entende corretamente o alcance dos sentimentos deles a seu respeito e de como estes podem flutuar e mudar dependendo das circunstâncias. Batendo está o tambor, batendo talvez estejam os cascos dos cavalos que correm atrás de você.

Esteja pronto para correr na frente, se necessário, para alcançar a fortaleza, abandonando obstáculos passados, ou, por outro lado, para voltar-se para trás, rapidamente sacando a espada da bainha, para enfrentar o atacante, ou, sem dúvida, até mesmo para erguer a mão em sinal de paz e dialogar abertamente para vencer a hostilidade. Soa o tambor do aviso. O guerreiro treinado e alerta, o viajante atento, responderão apropriadamente de acordo com a situação.

Coslogenos: perda de inibições, derrubar artifícios ou falsidades, turbulência, abandono. Dependência, adesão, contar com outras pessoas.

Coirí Filidechta - Os Caldeirões da Poesia


  1. Coire Goiriath (Caldeirão do Aquecimento), físico: este não é o momento de ficar sozinho. Ligue-se a outras pessoas, apresente-se.

  2. Coire Érmai (Caldeirão do Movimento), emocional/mental: reconheça que o inconsciente coletivo tem uma influência sobre você e assimile-a. Interiorize-se para aprender mais sobre o Eu.

  3. Coire Sois (Caldeirão da Sabedoria), espiritual: ingresse na mente grupal com alegria, auxilie os demais em sua jornada espiritual, assim como eles também o auxiliam. Estamos todos entrelaçados como os ramos da hera, o sucesso deles é o seu e vice-versa.

Bellouesus Isarnos
Considera-te recepcionado, com meus votos de encontrares aqui algo que desperte teu interesse ou que não te entedie.

Nemeton Beleni:
https://nemetonbeleni.wordpress.com

Navegue pelos artigos
Artigo prvio 11. Videira (Muin/Vine = M) 13. Junco/Caniço (nGétal/Reed = nG) Prximo artigo
Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa, clique aqui.

"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.