17. Tojo (Onn/Gorse = O)

Publicado por Rowena em 15/5/2013 (7959 leituras)

O Tojo simboliza fertilidade, proteção e movimento. A combinação da energia de paz e de batalha transmite a possibilidade de crescimento e riqueza. Representa também o trabalho duro e a persistência. Presságio: oportunidade, potencial e boas escolhas, mas evite o excesso de confiança.

Onn é a preparação para uma missão à qual fomos chamados. Quando seus arbustos dourados estiverem florescendo, sinaliza que a terra está sendo recuperada pela força da natureza. O Tojo é associado aos esconderijos das fadas, por isso costumava ser queimado na véspera do solstício de verão para proteção do gado.

Além de explorar a botânica e suas reflexões contemporâneas, estude o folclore e os mitos relacionados a esta árvore. Boa leitura!

Rowena Ferch Aranrot ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo.
(Texto atualizado em 28/02/2024)


O, Onn  >-++-<
Tojo - O Fid da Fertilidade

Pronúncia: Uhn
Tradução: Fundação ou Freixo
Nome científico: Ulex Europaeus
Irlandês: Aiteann
Galês: Eithin
Inglês: Gorse/Furze
Significados básicos: Movimento, rapidez e fertilidade.
Classe: Chefe
Cor: Odhar, “pardo”

Bríatharogaim:

Bríatharogam Maic ind Óc
Onn: féthem soíre “o mais suave dos artesanatos”

Bríatharogam Con Culainn
Onn: lúth fían “equipamento do bando de guerreiros”

Bríatharogam Morainn mac Moín
Onn: congnaid ech “o auxiliar dos cavalos”

Comentários:


Onn é o Tojo. As suas flores amarelas estão ligadas à energia solar e ao solo fértil. O amanhecer de um novo dia e a esperança da cura almejada. Sua floração atrai as abelhas; a polinização representa a união do masculino e feminino, a conexão com a fertilização e a sexualidade. Está relacionado à roda, ao movimento e às viagens. Como todas as plantas espinhosas, ele também está associado à proteção, e nos lembra que devemos estar atentos às árvores e arbustos protegidos pelas fadas. É uma das primeiras flores a serem visitadas pelas abelhas que coletam néctar e pólen. Simboliza o Equinócio de Primavera.

Frase de ligação ao Ogham: "Eloquência, a sabedoria ou a tolice. O conhecimento da poesia."

Palavras-chave & Augúrios


Mensagem: sexualidade, energia feminina e masculina, paixão e atração. Invertida: perigo, complicação e situações embaraçosas.

Augúrios: luxúria, paixão, puberdade, despertar do desejo, manter a esperança mesmo na adversidade. Repressão, torpor e inércia.

Coirí Filidechta - Os Caldeirões da Poesia


  1. Coire Goiriath (Caldeirão do Aquecimento), físico: sua busca terminou. Aquilo que você procura será encontrado. Prossiga rumo ao seu objetivo.

  2. Coire Érmai (Caldeirão do Movimento), emocional/mental: divida o conhecimento que você reuniu, assim como as abelhas dividem o pólen e o néctar coletados do tojo.

  3. Coire Sois (Caldeirão da Sabedoria), espiritual: há uma abundância de bênçãos em sua viagem espiritual, não fique acumulando e estocando. Divida com os outros, você será recompensado.

Baseado nos textos de Bellouesus Isarnos
Considera-te recepcionado, com meus votos de encontrares aqui algo que desperte teu interesse ou que não te entedie.

Nemeton Beleni:
https://nemetonbeleni.wordpress.com

Navegue pelos artigos
Artigo prvio 16. Abeto (Ailm/Silver Fir = A) 18. Urze (Úr/Heather = U) Prximo artigo
Direitos Autorais

A violação de direitos autorais é crime: Lei Federal n° 9.610, de 19.02.98. Todos os direitos reservados ao site Templo de Avalon e seus respectivos autores. Ao compartilhar um artigo, cite a fonte e o autor. Referências bibliográficas e endereços de sites consultados na pesquisa, clique aqui.

"Três velas que iluminam a escuridão: Verdade,
Natureza e Conhecimento." Tríade irlandesa.